Na hora de construir ou reformar, os materiais elétricos são de suma importância, e entre as escolhas estão os eletrodutos ou conduítes. São eles os responsáveis por proteger a fiação elétrica em uma construção, e para escolhê-los corretamente é indispensável conhecer os tipos de eletrodutos.

Se você está planejando construir ou reformar sua casa, então com certeza terá de comprar eletrodutos. Continue lendo este artigo para entender melhor sobre o tema!

O que são e para que servem os eletrodutos?

Os eletrodutos ou conduítes são os dutos que protegem os cabos e condutores de energia elétrica que passam por uma camada subterrânea.

Assim, a função dos eletrodutos é de proteger os condutores elétricos de influências externas como agentes químicos, choques mecânicos e colisões, além de proteger o meio dos perigos de incêndio ou explosão que podem ser causados pela falta de isolamento da rede de eletricidade ou por um curto-circuito.

Dessa forma, podemos entender que os eletrodutos têm papel primordial em qualquer construção, garantindo a segurança elétrica do imóvel. Além disso, eles também podem contribuir para a decoração quando ficam visíveis – sendo esta uma opção bastante usada por quem curte o estilo industrial e urbano.

Quais os tipos de eletrodutos?

Embora os eletrodutos tenham funções semelhantes, eles não são todos iguais. E para garantir a segurança elétrica da sua casa ou empresa é imprescindível conhecer os tipos de eletrodutos.

De uma forma geral, eles podem ser metálicos ou isolantes, além de magnéticos ou não magnéticos e são classificados em: curváveis, rígidos, flexíveis e transversalmente elásticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *